Por favor aguarde, o conteúdo está a carregar
Foi há 20 anos que o sossego típico do mês de agosto se interrompeu para que nascesse uma pequeníssima empresa familiar, a Medesign, Edições e Design de Comunicação, Lda. Foi um passo necessário para abrir espaço ao desenvolvimento autónomo de um ramo de negócio que brotava no seio de outra empresa já estabelecida.
Iniciamos atividade a 1 de setembro de 2024. Com uma estrutura muito flexível, oferta de serviços “chave na mão”, disponibilidade e dedicação total a cada pedido, e sobretudo uma extraordinária diferenciação do trabalho, não tardou a ser firmada a matriz que nos define até hoje.
Para o bom arranque da empresa foram muito importantes as circunstâncias de grande cumplicidade de que beneficiamos com alguns dos principais clientes da área da Medicina e da Indústria Farmacêutica. Uma relação que soubemos manter e consolidar sustentada na excelência dos serviços prestados. Com uma carteira de clientes pequena mas sólida e um leque de serviços muito especializados a Medesign lançou desde então uma “assinatura” que é ainda hoje uma boa definição da sua capacidade de trabalho e diferenciação: dedicados ao design e à comunicação científica, médica e farmacêutica.
Passados 20 anos continua tudo igual, tudo na mesma: a Medesign nunca se desviou da postura com que nasceu, do compromisso de sempre, da mesma missão de sempre. Ao lado dos nossos clientes construímos uma história de sucesso que muito nos orgulha, marcada pela permanente procura de superação e entrega de valor a cada projeto.
A longevidade da Medesign é impressionante a nível estatístico. Contra todas as probabilidades, acabámos de entrar na categoria das empresas maduras (empresas com 20 ou mais anos), um grupo ocupado sobretudo pelas grandes empresas e onde cabe apenas 22% do tecido empresarial em Portugal. Se tivermos em conta o tipo de atividade a que se dedica a Medesign, os seus 20 anos tornam-se ainda mais expressivos, uma vez que a média de idade máxima das empresas de prestação de serviços não ultrapassa os 10 anos.
Apesar de mantermos uma dimensão micro, contrariando a tendência de crescimento e grande dimensão que caracteriza a maioria das empresas maduras, congratulamo-nos com este longo percurso pautado sobretudo pela tenacidade e consistência. Podíamos perguntar porque chegou tão longe a Medesign: as razões têm seguramente a ver com o facto de se tratar de uma empresa familiar, feita por pessoas e para pessoas. É uma lição que aprendemos há algum tempo: as empresas são as pessoas. E o bem-estar de todos sempre foi uma prioridade na Medesign, não só dos colaboradores, mas também dos nossos amigos e clientes. O nosso dia-a-dia baseia-se nisso. Sempre fomos uma pequena empresa familiar, informal, de proximidade, focada na prestação do melhor serviço, a cada momento, para cada um… e quem nos conhece procura-nos com a certeza de entregarmos a máxima dedicação.
A Medesign é um gabinete de design com um percurso, desde sempre, ligado à medicina e à indústria farmacêutica. Não fazemos apenas isso, mas temos uma grande tradição nas edições científicas (monografias, revistas e literaturas médicas), já que foi a partir dessa área que fomos evoluindo e nos diferenciamos. E após 20 anos de atividade – na verdade mais! – acumulamos uma experiência importante na criação, produção e adaptação de materiais de promoção de produtos farmacêuticos, sejam eles meros suplementos alimentares ou produtos oncológicos. Distingue-nos ainda a capacidade de conciliar o trabalho criativo com os aspetos regulamentares, o rigor técnico e a perícia que sempre se exige neste tipo de trabalho.
Estamos de parabéns! 20 anos são um marco importante com que nos congratulamos e que fazemos questão de assinalar, com orgulho. Para quem cá está desde o início é já uma parte muito significativa da nossa vida, a nossa juventude. Nela cabem tantas histórias, tantos projetos, tantos amigos que fizemos… Se fizemos tudo bem? Não, cometemos alguns erros, claro. Mas também houve vezes em que fomos excecionais. Se podíamos ter ido mais longe? Talvez, mas esse nunca foi o objetivo. O mais importante é que ainda cá estamos, prontos para novos desafios e novas conquistas. Ao seu lado, claro.